O mercado de válvulas auxiliares oferece diversos modelos de componentes, com aplicações diferenciadas, mas com a mesma qualidade em termos de matéria-prima e resistência. Dois tipos muito comuns de válvulas, com ampla usabilidade em empresas de petróleo, gás, indústrias em geral, segmento naval e locais com tubulações de fluidos, são as válvulas de bloqueio e as válvulas de isolamento.

Apesar de os nomes apresentarem uma certa similaridade e até causarem alguma confusão entre leigos, estes dois segmentos de válvulas englobam suprimentos bastante diferentes. No campo da válvula de bloqueio, podemos listar as válvulas borboleta, esfera, gaveta, globo e agulha. Já entre as válvulas de isolamento, é possível elencar a válvula de bloqueio absoluto e a válvula de retenção. Entenda as principais diferenças!

 

Diferenças importantes entre válvulas de bloqueio e isolamento

As válvulas de bloqueio são aquelas que permitem a passagem de determinada substância apenas para um dos lados, bloqueando a direção contrária. Já a válvula de isolamento é caracterizada por duas entradas e tem a função de isolar o sistema em um trecho específico. Quando um lado da válvula é vedado, o outro fica disponível.

Mais diferenças:

  • A válvula de bloqueio interrompe um fluxo;
  • A válvula de isolamento, como o próprio nome sugere, isola uma determinada parte de um sistema;
  • A válvula de bloqueio funciona de forma plena somente quando se encontra totalmente aberta ou totalmente fechada;
  • A válvula de isolamento fica sempre aberta, e só é fechada para manutenções;
  • A válvula de bloqueio pode ser usada em linhas de uso geral;
  • A válvula de isolamento pode ser usada em empresas químicas, de geração de energia elétrica, de mineração, entre outras.

 

Confira características de cada tipo de válvula de bloqueio e de isolamento!

Válvulas de Bloqueio

Borboleta – Conta com um disco de roda ao redor do eixo, paralelo ao fluido em sistema aberto e perpendicular ao fluido com sistema fechado. É eficiente para baixa pressão.

Esfera – Possui obturador esférico no corpo tubular. Bastante usada pela indústria naval. Tem passagem cilíndrica. Pode ficar na posição aberta ou fechada.

Gaveta – Possui pequena obstrução à passagem do fluido quando está completamente aberta. Tem sistema de vedação por obturador. São usadas em sistemas que não exigem abertura e fechamento a todo momento.

Globo – Ideal para sistemas com abertura e fechamento frequentes. Controla diversos níveis de vazão. Tem formato globoidal.

Agulha – Parecida com a válvula globo em termos de funcionamento. Tem um plug agulha como elemento de vedação. Bastante usada em linhas de vapor.

Válvulas de Isolamento

Válvula de bloqueio absoluto – Com vazamento zero, essa válvula é bastante usada para bloquear gases e líquidos. Possibilita bloqueio rápido e pode ocupar qualquer posicionamento dentro da tubulação.

Válvula de retenção – Evita, de forma automática, o retorno do fluxo para a tubulação. Encontrada em diferentes tamanhos para aplicação em condições que apresentam pressão e alta temperatura.

 

Compre com a Unival

Para encontrar as melhores opções de válvulas de bloqueio e de isolamento, entre em contato com a Unival!