A válvula de gaveta é um componente usado amplamente pela indústria e que se enquadra no grupo das válvulas manuais de bloqueio. A válvula de gaveta oferece uma ótima resposta, pois quando está aberta, não promove obstrução ao fluxo que está passando. Dessa forma, o componente é considerado um material simples e extremamente eficaz.

A válvula de gaveta é de manuseio suave e lento, quando comparada a outros tipos de válvulas. Por isso, esse tipo de válvula é instalado em sistemas onde não é preciso abrir e fechar constantemente.

Quais são as vantagens da válvula de gaveta?

A válvula de gaveta oferece uma série de vantagens para quem a utiliza, dentre as quais podemos destacar:

  • Passagem totalmente livre quando está aberta;
  • Excelente uso para estancar qualquer tipo de fluido;
  • É construída para estruturas de vários tamanhos;
  • Possibilita fluxo em ambos os sentidos;
  • É fabricada e testada conforme as normas API 600, API 598 e ASME 16.34.

O que esperar de uma válvula de gaveta?

A válvula de gaveta é um mecanismo de bloqueio, que oferece segurança e estabilidade. É utilizada para água ou outros fluidos, como fluxos brutos, por exemplo.

Este equipamento pode ser construído de diversas maneiras e é fabricado exatamente de acordo com a necessidade do cliente, o que torna possível atender especificamente objetivos únicos e diferenciados.

As válvulas de gaveta são projetadas para o ambiente industrial e liberam totalmente o fluido quando estão completamente abertas, assim como estancam o fluxo quando estão devidamente fechadas. Logo, são consideradas equipamentos muito precisos.

Por que a válvula de gaveta tem esse nome?

A válvula de gaveta possui um obturador, feito por faces paralelas que seguem a haste que se movimenta de acordo com a sua conexão. Justamente o obturador da válvula é chamado de “gaveta”, por causa de suas características.

Quando o operador abre e fecha a válvula de gaveta, as hastes escorregam suavemente pelo obturador, ou pela gaveta, movimento que permite o funcionamento perfeito da peça.

Como é formada a válvula de gaveta?

As válvulas de gaveta são produzidas para comportar todos os tipos de fluidos, além de suportarem temperatura e pressão. Os componentes mínimos necessários para montar este tipo de válvula são:

  • Volante;
  • Castelo;
  • Haste;
  • Corpo;
  • Sede;

Como são fabricadas as válvulas de gaveta?

As válvulas de gavetas são produzidas com material que suporta variação de temperatura e que tem ampla resistência ao frio e calor extremos. Para vedar, é feita a estrutura metal entre metal, com conexões precisas entre a sede e a gaveta. Dessa forma, a válvula de gaveta oferece plena segurança aos procedimentos nos quais é empregada.

Como é feita a manutenção das válvulas de gaveta?

A válvula de gaveta deve receber manutenção periódica e, quando necessário, pode ter alguns componentes substituídos, como é o caso de ajustes feitos na sede e na gaveta, que são trocados de tempos em tempos. É importante que a inspeção técnica seja parte da rotina, garantindo a funcionalidade e a vida útil da válvula de gaveta por muito mais tempo.

A Unival Válvulas e Conexões oferece as melhores válvulas de gaveta do mercado. Entre em contato com a nossa equipe de atendimento!